Fechar

Busca no site:

13ª reunião do GARD discute prevenção de doenças respiratórias

A 13ª reunião do GARD – Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases – aconteceu na China, em 27 de outubro de 2019.

Na ocasião, foi discutido o documento “Beijing Call To Action For Lung Health Promotion“, uma série de ações necessárias para prevenir as doenças respiratórias mais prevalentes, sobretudo nos países de média e baixa renda.

O GARD tem um produtivo grupo de trabalho constituído por especialistas de países de língua portuguesa (GARD-CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor-Leste.

Para acessar o repertório científico em português, clique aqui.

Na 13ª reunião, os médicos do CPLP tiveram a oportunidade de apresentar produções científicas na área, especialmente sobre poluição atmosférica.

Em pôster, o presidente da SBPT, dr. José Miguel Chatkin, propôs iniciativas que auxiliam no combate à poluição do ar no Brasil. Ele citou a iniciativa do prof. dr. Ubiratan de Paula Santos de busca ativa por publicações acadêmicas sobre o assunto no país.

O estudo “Chronic Obstructive Respiratory Diseases: Prevention and Control”, da autora dra. Marilyn Urrutia, discute a prevalência dos sintomas de asma entre adolescentes de Uruguaiana (RS), buscando entender se a poluição é fator de risco para a ocorrência de doenças crônicas na cidade.

Outra pesquisa brasileira, de autoria de pesquisadores do Hospital das Clínicas (FMUSP), procurou demonstrar a relação entre a inalação de material particulado e os sintomas de asma e rinite em uma cidade próxima à área industrial de cerâmica, com predomínio de sílica.

Foram apresentados, ainda, dados sobre a prevalência de doenças respiratórias em Moçambique e de asma e DPOC em Portugal.

Sobre o GARD

A Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD), da Organização Mundial da Saúde, é uma reunião de profissionais e instituições que trabalham para melhorar a saúde respiratória.

A aliança é voluntária e envolve organizações nacionais e internacionais, governamentais ou não governamentais, cujo principal objetivo é o de reduzir a carga global das doenças respiratórias crônicas no mundo.

Entre as iniciativas mostradas no Beijing Call To Action estão o fortalecimento da atenção primária e o desenvolvimento de programas nacionais de saúde. Além disso, a carta cita o subsídio para a pesquisa, a prevenção e o advocacy como medidas essenciais.

Para saber mais sobre o GARD, acesse: gard-breathefreely.org.