Fechar

Busca no site:

Pneumologistas da SBPT trocam informações em eventos importantes para a saúde respiratória

O Workshop de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Doenças Respiratórias Crônicas e o evento de Pesquisa e Inovação Pensar 2018 encerraram o mês de novembro com projetos importantes para a pesquisa e para a saúde pública.

Workshop de ATS e PCDT em Doenças Respiratórias Crônicas – Belo Horizonte (MG)

O workshop de ATS e PCDT contou com a presença do Ministério da Saúde, CONITEC-SUS, Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) e Secretarias Estaduais de Saúde. 

“A reunião uniu instituições públicas e profissionais da saúde para se discutir protocolos e diretrizes de manejo da asma grave e DPOC e, assim, caminharmos no sentido da aprovação de novas tecnologias e tratamentos no SUS, como os imunobiológicos, por exemplo”, informa o pneumologista da SBPT, Dr. José Eduardo Cançado.

“Atualmente, a asma e a DPOC respondem pela quarta ou quinta causa de internações nos hospitais do SUS. É mais vantajoso economicamente tratar o paciente para que ele não seja hospitalizado”, completa o médico.

Ele lembrou ainda, do papel das sociedades médicas nas proposições de tecnologias para submissão no CONITEC, atuando em conjunto com a indústria farmacêutica. 

O presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia (SMPCT), Dr. Rodrigo Barbosa, também esteve propondo soluções na mesa redonda: “Impacto da DPOC no SUS: o Desafio da Sustentabilidade em Tempos de Crise”.

Dr. José Eduardo Cançado, da Comissão Científica de Asma da SBPT, foi um dos palestrantes no evento.

Pensar 2018 – Goiânia (GO)

Evento organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com parceiros discutiu as inovações em saúde respiratória.

 

Dr. Marcelo Rabahi, pneumologista membro da SBPT, dá aulas no evento Pensar 2018: três dias de imersão em projetos e artigos publicados sobre DPOC, Asma, Sono, Imagem e Tuberculose em 2017 e 2018.
O pneumologista Prof. Dr. Marcus Conde concedeu uma aula sobre escrita de artigos científicos no Pensar 2018.