Fechar

Busca no site:

Oxigenoterapia

American Thoracic Society
Informações ao Paciente – Oxigenoterapia


Pacientes com doença pulmonar podem ter baixos níveis de oxigênio em seu corpo e, às vezes, precisam usar oxigênio extra (suplementar) para trazer seus níveis de oxigênio a um patamar saudável. Adultos e crianças com doenças pulmonares como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar (FP), ou displasia broncopulmonar (DBP) podem precisar dessa terapia. O oxigênio extra protege seus corpos dos efeitos dos baixos níveis de oxigênio, ajudando-os a ter uma função melhor e permitindo que se mantenham mais ativos.

Por que alguns pacientes precisam de oxigenoterapia?

O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar. Entretanto, algumas pessoas com doença pulmonar são incapazes de obter oxigênio suficiente através de uma respiração normal e precisam de oxigênio extra para manter as funções vitais normais.

Como eu sei se preciso de oxigênio?

O médico calculará se você precisa de oxigenoterapia testando a concentração de gases no seu corpo. Esse teste é chamado de gasometria arterial e envolve a coleta de uma amostra de sangue de uma artéria (geralmente no pulso). O médico pode também mensurar seu nível de oxigênio (saturação de oxigênio ou SatO2) com um pequeno dispositivo chamado oxímetro de pulso, que pode ser acoplado, sem dor, ao seu dedo ou lóbulo da orelha. Com esse dispositivo, seus níveis de oxigênio podem ser aferidos por longos períodos, como por exemplo, durante o sono ou exercício. A meta geral do tratamento é manter sua oxigenação em nível apropriado às necessidades do seu corpo, ou seja, SatO2  igual a 88% ou acima.

Eu precisarei de oxigênio enquanto durmo?

Durante o sono as pessoas diminuem sua respiração. Pacientes que possuem baixos níveis de oxigênio enquanto estão acordadas, usualmente possuem níveis ainda  menores durante o sono. Em alguns casos, pacientes que não necessitam de oxigênio extra quando acordadas podem precisar de oxigênio extra enquanto dormem. O medico determinará se há necessidade e qual a quantidade de oxigênio você deve usar durante a noite.

Eu precisarei de oxigênio durante as atividades físicas?

Durante qualquer exercício físico, as pessoas usam mais energia e consequentemente precisam de mais oxigênio. Para saber quanto de oxigênio é necessário durante a atividade, você fará um teste de esforço, ou um teste de caminhada enquanto sua saturação de oxigênio é medida. Crianças menores e lactentes podem ser observadas enquanto brincam ou se alimentam.

Por quantas horas por dia eu precisarei de oxigênio?

Em alguns casos, os pacientes só precisam usar o oxigênio extra quando estão em atividade ou enquanto dormem. Entretanto, em muitos casos, o oxigênio deve ser usado 24 horas por dia.

Eu sempre precisarei usar o oxigênio?

A maior parte dos pacientes que necessitam de oxigênio extra para tratar sua doença crônica deverá usá-lo continuamente. Alguns pacientes podem precisar de oxigênio extra durante uma exacerbação da doença ou durante uma infecção, e reduzir ou cessar o uso caso sua condição melhore. Você nunca deve diminuir ou interromper sua oxigenoterapia por conta própria. Fale com seu médico caso você ache que precisa de alguma mudança na sua oxigenoterapia.

Quais são os tipos de sistemas de oxigênio?

O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal. A escolha certa depende de quanto e quando você precisa dele, e de suas atividades diárias. É preciso também levar em consideração onde você mora, custos e restrições de segurança.

O que são os concentradores de oxigênio?

Os concentradores utilizam o oxigênio já presente no ar e concentram-no, removendo os outros gases. São alimentados por eletricidade.

O que é o oxigênio líquido?

O oxigênio líquido é feito por um super resfriamento do gás oxigênio, que o transforma em líquido. Na forma líquida, o oxigênio ocupa menor volume e pode ser armazenado em recipientes especiais.

O que são cilindros de oxigênio?

O oxigênio é comprimido dentro de um cilindro de metal sob alta pressão, podendo ser armazenado tanto em grandes quanto em pequenos cilindros.

O que é uma cânula nasal?

Uma cânula nasal é um tubo com dois prolongamentos, conectado a um dispositivo de oxigênio para o suprimento de oxigênio através do nariz.

O que são dispositivos de conservação de oxigênio?

Os dispositivos de conservação de oxigênio fazem o suprimento de oxigênio ser mais eficiente, reduzindo o desperdício de gás. Há três tipos de dispositivos de conservação de oxigênio: dispositivo sob demanda, cânula reservatório e oxigênio transtraqueal.

O que é o dispositivo sob demanda?

O dispositivo sob demanda de oxigênio entrega uma pequena quantidade de oxigênio quando o paciente inicia a inalação (inspiração). O dispositivo de entrega é conectado à fonte de oxigênio pela cânula nasal. Crianças menores usualmente não utilizam esse dispositivo.

O que são a cânulas reservatórios?

Uma cânula reservatório funciona armazenando oxigênio em uma pequena câmara durante a expiração. Quando o paciente está pronto para inspirar, elas liberam o oxigênio armazenado. Isso permite aos pacientes usar menor ajuste de fluxo enquanto recebem a mesma quantidade de oxigênio.

O que é o oxigênio transtraqueal?

O oxigênio transtraqueal é dispensado através de um fino tudo inserido no pescoço até a traqueia (garganta). Os pacientes continuam aptos a falar com o tubo no local. O oxigênio transtraqueal exige orientação e uso adequados.

Que cuidados devo ter enquanto estou com o oxigênio?

Tanto pouco quanto muito oxigênio podem ser um problema. Se você tem sintomas de sonolência, dor de cabeça matinal, fadiga ou falta de ar, você precisa falar com seu médico. Se sua criança ou lactente parece cansada, menos ativa, respira com dificuldade ou tem os lábios ou leitos ungueais azuis, chame o pediatra.

Tenho que me preocupar com explosão ou combustão do oxigênio?

  • O oxigênio não explode ou queima sozinho, mas ele aumentará a chama e a fará queimar mais vigorosamente.
  • Nunca fume enquanto usa o oxigênio. Seu nariz, cabelo e roupas podem pegar fogo.
  • Mantenha o oxigênio distante no mínimo dois metros de qualquer chama.
  • Estabilize todos os cilindros, colocando-os em áreas seguras ou fixando-os em uma parede.
  • Lembre-se: oxigênio é seguro e terapêutico,se utilizado como foi instruído.

O que eu devo fazer quando viajar?

Você pode manter um estilo de vida, o que inclui viajar, mesmo que você esteja no oxigênio. Entretanto, viajar com oxigênio requer planejamento cuidadoso e com antecedência. Confira com sua companhia de transporte (aérea, ferroviária, rodoviária, marítima) as politicas para viagens com oxigênio. Entre em contato com sua companhia de oxigênio para coordenar o fornecimento de oxigênio em cada fase da sua viagem. Garanta que você tenha oxigênio suficiente em caso de atrasos ou emergências. Mantenha uma cópia da prescrição de sua medicação e oxigênio com você. Finalmente, você deve ter em mãos números de emergência (médico, companhia de suporte de oxigênio, nomes e locais de médicos e hospitais).

 

ats_08
Este material foi traduzido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia com autorização da American Thoracic Society. Responsáveis pelas traduções : Dra. Valéria Maria Augusto, com colaboração de Lucas Diniz Machado. A ATS Patient Information Series é um serviço público da American Thoracic Society e seu jornal, o AJRCCM. A informação que aparece nesta série é apenas para fins educacionais e não deve ser usado como um substituto para aconselhamento médico. Para mais informações sobre esta série, entre em contato J. Corn em jcorn@thoracic.org.