Fechar

Busca no site:

Pneumologistas concluem Curso de Asma Grave na Universidade de Oxford

Grupo de 17 especialistas da Comissão Científica de Asma da SBPT participaram do curso teórico sobre asma grave na Universidade de Oxford e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do hospital John Radcliffe. Os médicos viajaram pelo Programa Atualizar, com o apoio da GSK.

De acordo com os alunos, a experiência de estudar em um centro de referência foi enriquecida pela possibilidade de visitar o hospital, aliando o conhecimento teórico à prática clínica.

A experiência dos profissionais britânicos com o tratamento da asma grave com imunobiológicos chamou a atenção dos pneumologistas brasileiros.

Os especialistas também destacaram a utilização da fração exalada do óxido nítrico (FENO) na prática clínica, como um indicador do grau de inflamação nos pulmões. “Agora, estuda-se a possibilidade de trazermos mais equipamentos de medida do FENO no Brasil, por meio da SBPT”, explica a Dra. Marina Lima.

 
Os pneumologistas elogiaram a estrutura do hospital John Radcliffe, principalmente pela integração entre a equipe de médicos e de enfermeiros e pela disponibilidade de recursos.
 
 
No Brasil, é importante lutar para que os pacientes com asma grave tenham amplo acesso aos imunobiológicos, tendo em vista que a prevenção da doença e o tratamento correto podem evitar mortes por complicações da asma, doenças por efeitos colaterais de corticóide, mais internações e gastos para o sistema público de saúde.
 

A seleção dos profissionais que viajaram à Inglaterra ocorreu por meio do Programa Atualizar de acordo com critérios específicos, como fluência em inglês, participação em serviços públicos ligados à residência em Pneumologia e envio prévio das respostas do questionário sobre asma da SBPT.

Os pneumologistas, sócios da SBPT, que atendem em cidades do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país, agora poderão aplicar parte dos conhecimentos nos ambulatórios de tratamento dos casos graves de asma no Brasil e nos cursos e congressos da SBPT previstos para 2019.