Fechar

Busca no site:

ONG busca cantores para coral de pacientes com doenças respiratórias

Pacientes com DPOC, Fibrose Pulmonar Idiopática, Hipertensão Pulmonar, Asma Grave e Insuficiência Cardíaca podem melhorar a condição cardiorrespiratória e a reabilitação pulmonar por meio do canto. Saiba como participar do coral em São Paulo.

O “Coral de Pacientes” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF). A inscrição pode ser feita online (clique aqui) até o dia 5 de agosto ou pelo telefone (11) 93024-2757.

De acordo com a presidente da ABRAF, Paula Menezes, não é obrigatório ter experiência em canto. São bem-vindos pacientes de todas as faixas etárias e também os que usam oxigênio suplementar, conduzindo cilindros e concentradores portáteis.

Os ensaios acontecem aos sábados, das 14h30 às 16h30, a partir do dia 17/08/2019, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (a confirmar). Endereço: av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo (SP).

Além dos encontros presenciais, o grupo pratica exercícios em casa, orientados por um professor especialista.

“O projeto pretende cumprir um papel social, abraçando o paciente, colocando-o em contato com a música e despertando o seu talento musical, unindo-o a outras pessoas na mesma condição e mostrando a ele que, apesar das limitações, ele é capaz de vencer as barreiras”, enfatiza Paula Menezes.

A Associação lembrou que, após uma hora e meia de ensaio de canto, pacientes com DPOC triplicaram a performance no teste de caminhada de seis minutos (TC6). A atividade também diminuiu 23% do volume residual de ar no pulmão, o que melhora a vitalidade do órgão. Esses achados foram publicados no European Respiratory Journal.