Fechar

Busca no site:

SBPT aponta equívocos na proposta de tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) da CONITEC

A CONITEC abriu consulta pública a respeito do PCDT de tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) e disponibilizou para contribuições até 04/04/2022.

O documento apresentado trata das drogas aprovadas pela ANVISA para tratamento da HAP, em monoterapia ou em terapia combinada.

De acordo com os pneumologistas da Comissão Científica de Circulação Pulmonar da SBPT, a network metanálise (NMA) apresentada pela CONITEC apresenta diversos problemas metodológicos que podem comprometer seriamente os resultados encontrados.

Por isso, a SBPT apresentou a seguinte resposta à consulta pública:

A única combinação de vasodilatadores aceita e proposta pelo documento foi a de sildenafila e bosentana, o que demonstra desconhecimento a respeito da evolução das estratégias terapêuticas para essa doença crônica, grave e progressiva.

Em todo o mundo, outras associações são utilizadas rotineiramente, com benefício respaldado em estudos clínicos de qualidade. Após 8 anos de espera por um documento que pudesse garantir um tratamento adequado aos pacientes com HAP, uma vez que o PCDT de 2014 já era obsoleto e equivocado desde a sua publicação, a nova versão do PCDT nos trouxe grande preocupação com o futuro do tratamento dos pacientes com a HAP no Brasil.

A SBPT, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Associação Brasileira de Apoio a Família com Hipertensão Pulmonar e doenças correlatas divulgaram uma carta, na qual reiteram o desejo de contribuir com a discussão técnica sobre o tratamento da HAP e reforçam a sua divergência com os critérios adotados.

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ) também divulgou uma nota de repúdio à proposta da Conitec. Leia aqui.