Fechar

Busca no site:

CONITEC incorpora a associação LAMA/LABA para pacientes com DPOC

A Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (CONITEC) tornou pública a recomendação de uso de Broncodilatadores Antagonistas Muscarínicos de Longa Ação (LAMA) associados a Agonistas Beta2-Adrenérgicos de Longa Ação (LABA) para pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave, muito grave e com alto risco no sistema público de saúde.

O prazo máximo para efetivar a oferta no SUS é de 180 dias a partir da data de publicação da Portaria (28/12/2020).

“Sabe-se que o uso associado de LAMA/LABA pode reduzir a dispneia e as exacerbações moderadas e graves em pacientes exacerbadores com DPOC grave ou muito grave”, pontua a Dra. Marli Knorst, coordenadora da Comissão Científica de DPOC da SBPT.

No relatório de recomendação, a CONITEC reúne as evidências clínicas e econômicas para recomendar os medicamentos associados. Leia aqui.

As drogas disponibilizadas são brometo de umeclidínio + trifenatato de vilanterol (pó seco) e brometo de tiotrópio monoidratado + cloridrato de olodaterol (névoa) para pacientes com DPOC estágios 3 e 4, com alto risco (C e D) e demais critérios definidos no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde. A previsão é atualizar este PCDT ainda em 2021.

A informação foi publicada na Portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE º 66), de 29/12/2020, retificada em 11/01/2021. Acesse aqui os documentos de tecnologias avaliadas.

A SBPT contribuiu com a Consulta Pública sobre o assunto, que foi realizada entre 29/09 e 29/10/2020. De acordo com a CONITEC, foram recebidas 1.625 contribuições, sendo 1.195 técnico-científicas.