Fechar

Busca no site:

Conitec abre Consulta Pública sobre terapia tripla que pode revolucionar o tratamento da fibrose cística no SUS

A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec) abriu a Consulta Pública nº 18 sobre o Elexacaftor/Tezacaftor/Ivacaftor (Trikafta®) para o tratamento de pacientes com fibrose cística com seis anos de idade ou mais com ao menos uma mutação f508del no gene regulador de condução transmembrana de fibrose cística (FC).

Contribua aqui. O prazo para enviar o formulário é 13/06/2023.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia é favorável à incorporação da tecnologia e propõe aos profissionais da saúde e à comunidade que se unam em manifestação pela qualidade de vida de tantos pacientes com FC, uma doença genética de caráter progressivo e irreversível que afeta múltiplos órgãos (sistemas respiratório, digestório, hepático e genitourinário), com sintomas crônicos e rotina exaustiva de tratamentos diários.

O uso do ELX/TEZ/IVA no Brasil foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2022. Estudos randomizados e ensaios de vida real demonstraram que o medicamento é seguro e promove melhora da função pulmonar, melhora de lesões de seios paranasais e pulmonares, redução de exacerbações, redução de hospitalizações e melhora nutricional dos pacientes com ao menos uma mutação f508del.

O medicamento disponível atualmente no SUS (Ivacaftor) foi o primeiro modulador da proteína CFTR aprovado no país e tem excelente resposta. Porém, é restrito a poucas mutações e atende cerca de 60 pacientes com FC. Segundo o Registro do Grupo Brasileiro de Estudos da Fibrose Cística de 2020 (REBRAFC), existem 6.112 pacientes com FC no Brasil e cerca de 1.600 seriam elegíveis para a Trikafta®. Todos os pacientes com mutação no f508del são ou serão elegíveis para a medicação.

Para enviar seu parecer, é necessário ter uma conta no site gov.br. Participe!