Busca no site:

Assembleia Geral e cerimônia de abertura do SBPT Virtual (vídeo)

A cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia (SBPT Virtual) e Assembleia Geral da SBPT aconteceram no dia 09/10/2020, às 19h.

Participaram dos eventos online 143 sócios ativos, além do Dr. Mário Terra Filho, Presidente do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia 2020 (SBPT Virtual), o Dr. José Miguel Chatkin, Presidente da SBPT no biênio 2019-2020, o Dr. Fernando Lundgren, Presidente do Conselho Deliberativo da SBPT, a Dra. Irma de Godoy, Presidente Eleita da SBPT para o biênio 2021-2022 e o Dr. Murilo José de Barros Guimarães, Presidente da Comissão Eleitoral da SBPT.

Assista à cerimônia completa:

Na abertura do SBPT Virtual, o Dr. Mário Terra Filho explicou como foi a organização do primeiro Congresso totalmente online em tempos de pandemia; o Dr. José Miguel Chatkin apresentou o relatório de sua gestão e as atividades de cada diretor.

A Presidente que vai assumir a gestão da SBPT em 01/01/2021, Dra. Irma de Godoy, agradeceu à atual Diretoria e transmitiu uma mensagem de esperança sobre o trabalho da comunidade científica brasileira e os próximos passos da SBPT.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da SBPT, composto pelos associados efetivos Dr. Ronaldo Rangel Travassos Júnior, Dr. David Vogel Koza e Dr. Jamocyr Moura Marinho, declararam aprovadas as contas para os devidos fins legais e estatutários, após a conferência de balancetes analíticos, informações dos saldos contábeis, o livro razão contábil, lançamentos, relatórios, extratos e aplicações financeiras relativos ao período de 01/01/2019 a 30/06/2020, realizada por um consultor externo.

Atualização do Estatuto

A reforma do Estatuto da SBPT foi aprovada com 267 votos favoráveis, em um total de 281 votantes.

Eleição de Diretoria SBPT 2023-2024

Representando a Comissão Eleitoral da SBPT, o Dr. Murilo Guimarães informou sobre o resultado das eleições de Diretoria SBPT para o biênio 2023-2024. A Comissão é formada também pela Dra. Simone Chaves Fagondes e Dr. Saulo Maia D’Avila Melo.

“Em consonância com as tendências mundiais, teremos duas Presidentes mulheres em sequência na SBPT”, declarou o Dr. Murilo ao anunciar a vitória da Chapa Pertencer, conduzida pela Dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo, com 57,59% dos votos.

Este ano, 889 sócios votaram nas Eleições de Diretoria da SBPT.

Para mais informações, leia a ATA da Assembleia Geral SBPT 2020.

Diretoria SBPT 2021-2022

Os membros da Diretoria SBPT 2021-2022, empossados em Assembleia Geral, são:

Presidente: Dra. Irma de Godoy (SP);
Secretária Geral: Dra. Clarice Guimarães de Freitas (DF);
Diretora de Assuntos Científicos: Dra. Jaquelina Sonoe Ota Arakaki (SP);
Diretor de Comunicação: Dr. Fabrício Martins Valois (MA);
Diretor de Defesa Profissional: Dr. Augusto Manoel Carvalho de Farias (BA);
Diretor de Ensino: Dr. Ricardo Amorim Corrêa (MG);
Diretor Financeiro: Dr. Paulo de Tarso Roth Dalcin (RS) e, como presidente eleita para o biênio 2023/2024, Dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo (RJ).

O Dr. Bruno Guedes Baldi (SP) continua como o Editor chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia para o quadriênio 2019-2022, tendo como vice editora a Dra. Marcia Margaret Menezes Pizzichini (SC).