Fechar

Busca no site:

Dia Mundial da Asma 2021: SBPT promove conscientização sobre a doença

Na primeira quarta-feira do mês de maio (05/05/2021), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) se mobiliza para transmitir informações sobre a asma, inflamação crônica das vias aéreas que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros.

A campanha deste ano da Global Initiative for Asthma (GINA) – “Uncovering Asthma Misconceptions” – contesta os principais mitos que ainda atrapalham o diagnóstico e o controle da asma. Respondemos a alguns deles. Veja:

A asma é diagnosticada apenas em crianças?

Muitos adultos não procuram ajuda médica por acreditarem que a doença se manifesta apenas na infância. De fato, a asma é muito frequente entre as crianças, mas é importante saber que a doença pode ocorrer em qualquer idade.

Portanto, se houver um ou mais sintomas, como tosse, falta de ar, chiado ou aperto no peito, é necessário consultar um especialista. Existem diferentes níveis de gravidade da asma e de intensidade desses sintomas. Por isso, apenas um profissional poderá avaliar a função pulmonar do indivíduo, por meio da espirometria, para firmar o diagnóstico e acompanhar a situação do asmático.

Conheço pessoas que tomam um remédio diferente do meu. Posso trocar de medicação?

De acordo com as “Recomendações de Manejo da Asma SBPT 2020”, a asma é uma doença heterogênea, ou seja, cada paciente vai precisar de um tipo diferente de medicamento (geralmente um anti-inflamatório, o corticoide inalatório isolado ou associado à broncodilatador).

Além disso, é necessário um plano de ação específico para evitar os fatores desencadeantes das crises (gatilhos), garantir o controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida. Esse plano deve ser realizado por escrito junto com o médico, acompanhado de um treinamento para uso do dispositivo inalatório com revisão da prática a cada consulta.

Caso não apresente melhora, o paciente deve discutir a mudança do plano de ação junto com o médico, mas nunca deixar de tomar ou trocar os medicamentos por conta própria.

Quem tem asma pode praticar exercício físico?

Há pacientes que relatam piora dos sintomas ao praticarem exercício físico. No entanto, se a doença estiver controlada, o asmático pode e deve praticar qualquer atividade física e usufruir dos benefícios sem qualquer contraindicação ou limitação.

Quem tem asma pode tomar as vacinas contra gripe, pneumococo e COVID-19?

Sim, todas essas vacinas estão recomendadas para os asmáticos. Os pacientes com asma grave têm prioridade na imunização contra a COVID-19 por serem considerados do grupo de risco às complicações da infecção.

A SBPT reforça que o tratamento da asma deve ser seguido normalmente durante a pandemia. Para mais informações sobre asma e COVID-19, leia a nota de posicionamento aqui.

Para orientações sobre vacinação de asmáticos, leia aqui a nota técnica do Comitê Extraordinário de Monitoramento de Covid-19.


Conteúdo extra

Download do vídeo educativo sobre asma da SBPT.