Fechar

Busca no site:

Anvisa aprova vacina contra Vírus Sincicial Respiratório

Nesta segunda-feira (04/12), a Anvisa aprovou o registro da Arexvy, a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em adultos com 60 anos de idade ou mais.

Classificado como o terceiro vírus mais prevalente em infecções respiratórias em idosos, o VCR é o principal vírus causador da bronquiolite e tem causado um impacto significativo na saúde dessa população.

Além disso, é responsável por exacerbações de patologias respiratórias crônicas, com taxas de morbidade e mortalidade entre os idosos que podem ser maiores que as da Influenza.

Uma meta-análise recente destacou que 5,2 milhões de casos de VSR, em 2019, ocorreram em países de alta renda, entre adultos com 60 anos ou mais, resultando em 470 mil hospitalizações e 33 mil mortes hospitalares.

No Brasil, a letalidade associada à síndrome respiratória aguda grave por VSR em pacientes com 60 anos ou mais é de aproximadamente 19%, conforme o Informe da Vigilância de Síndromes Gripais, de 21 de novembro de 2023.

A infecção natural pelo VSR geralmente resulta em imunidade incompleta, permitindo infecções sintomáticas recorrentes ao longo da vida. O envelhecimento do sistema imunológico, conhecido como imunossenescência, aumenta ainda mais o risco de complicações graves após a infecção por VSR, principalmente em adultos com comorbidades subjacentes.

Aplicada de forma intramuscular, em dose única, a vacina promete oferecer esperança e proteção para os brasileiros mais velhos, mesmo aqueles com diferentes graus de fragilidade e comorbidades.