Fechar

Busca no site:

Alberto José de Araújo, um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos e um poeta

A SOPTERJ e a SBPT, consternadas, comunicam e lamentam o falecimento do colega Alberto José de Araújo.

Médico formado pela FM-UFRJ (1979), com Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Especializou-se em Medicina do Trabalho pela UFF (1995), Medicina Social e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1982), Pneumologia Sanitária pela DNPS/FIOCRUZ (1983).

Foi fellow in Environmental and Occupational Medicine by the Mount Sinai School of Medicine, NY (2000). Era Coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) ligado ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e ao HUCFF/UFRJ, membro da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, da Comissão de Tabagismo do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

Foi também Coordenador da Comissão de Tabagismo da SOPTERJ e da SBPT, com inesquecível dedicação. Tinha experiência nas áreas de pneumologia; tratamento do tabagismo; leitura radiológica de pneumoconioses, padrão OIT; planejamento de saúde e avaliação econômica em saúde.

Era consultor e revisor Ad Hoc das Revistas de Psicologia da UNB, do Caderno de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ENSP/Fiocruz, do Jornal Brasileiro de Pneumologia da SBPT e da Revista Brasileira de Cancerologia.

Também era escritor dos gêneros literários poesia e conto, tendo publicado livros pela Amazon.com.

Para Prof. Carlos Alberto Barros Franco, grande amigo do Dr. Alberto Araújo, “ele foi um dos mais importantes líderes da luta antitabágica. Trabalhou comigo na Comissão da transformação do Hospital do Fundão em Hospital Livre de Tabaco, organizamos juntos os cursos da PUC – Rio para formadores de profissionais especializados no tratamento do tabagismo, foi meu substituto na Direção no Núcleo de Estudo e Tratamento do Tabagismo na UFRJ, escrevemos e estivemos juntos em artigos e mesas sobre tabagismo, e coordenador da comissão de Tabagismo da SBPT. Foi sem dúvida um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos. Além disso um poeta, Um homem simples, tenho que agradecer o privilégio dessa amizade e convívio”.

O Dr. Alberto Araújo foi fundamental para o avanço da SBPT na luta contra o tabagismo e no tratamento de fumantes. Foi grande e generoso em todas as suas ações e jamais será esquecido, porque lutou o bom combate.

O velório será dia 08/09 às 10:00 e o sepultamento às 13:00 no cemitério Jardim da Saudade – Capela 9, endereço: Avenida Carlos Pontes, 500 – Sulacap – Rio de Janeiro.

Poema do Dr. Alberto Araújo publicado no blog da SBPT em 29/08/2018.

“É com muito pesar que a Sociedade Brasileira de Pneumologia comunica o falecimento de um dos seus mais expressivos quadros do Tabagismo: morreu Alberto José de Araújo (28/08/1954 – 07/09/2021).

Carismático, líder, poeta, carioca sangue bom, professor… Alberto era tanta coisa e tão querido por tod@s e cada um(uma) de nós.

Alberto significa “nobre brilhante” ou “ilustre nobre”. Brilhante era realmente Alberto. Articulado e culto nos encantava a tod@s a sua desenvoltura para expor ideias em nossos encontros científicos. Com rara sensibilidade, era capaz de colocar a beleza em palavras, através de seus poemas. O nome Alberto tem origem germânica, derivado de Adalberto, mas seu surgimento ocorreu em Portugal, no século XII.

Meu encontro com Alberto se deu no I Congresso Brasileiro de Tabagismo, realizado no Rio de Janeiro, no agora longínquo ano de 2005. Empatia recíproca e amizade fraterna que nos levou a dividir juntos a missão da capacidade Brasileira para o controle do Tabagismo em 2008, O Respira Brasil e a gestão compartilhada da comissão de Tabagismo da SBPT em 2011 e 2012.

Siga na luz nosso querido amigo, nosso estimado guerreiro do controle do tabagismo.
Em meu nome e de tod@s as(os) colegas da SBPT agradecemos o privilégio das muitas trocas e construções nessa caminhada terrena. Finalizo com o pensamento enviado por Alberto por mensagem no último dia 29 de maio:
‘O segredo da vida não se resume a sempre vencer, nem deixar-se abater pela derrota, e sim em não render-se jamais.’  – Aj Araújo.
Obrigado por tudo amigo!”
Paulo César Corrêa – Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT.