Fechar

Busca no site:

SBPT e SBC buscam o reabastecimento da vareniclina no Brasil

A SBPT e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), por meio de seus presidentes, Dr. José Miguel Chatkin e Dr. Marcelo Queiroga, estão buscando junto à Pfizer a normalização da distribuição do tartarato de vareniclina (Champix®) no país.

Em julho, a Pfizer informou em seu site sobre a cessação de distribuição do medicamento no Brasil até 2021, por um impasse de adequação regulatória junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da futura fabricação no exterior e posterior importação do produto.

A SBC e SBPT não foram informadas previamente e receberam a notícia pelos pacientes. O fato foi confirmado logo a seguir. Há preocupação pelo impacto que a falta do medicamento pode causar nos pacientes em tratamento do tabagismo, pois a vareniclina é uma das terapias mais eficazes contra a dependência de nicotina.

Por isso, com objetivo de agilizar o reabastecimento dos estoques o mais breve possível e colaborar para a resolução do problema, os presidentes das duas Sociedades se reuniram virtualmente com o corpo técnico, advogados e presidente da Pfizer Brasil, Sr. Carlos Murillo, no dia 28/08.

A alternativa discutida na reunião foi a importação de uma quantidade inicial do medicamento de um país próximo ao Brasil, enquanto o impasse com a Anvisa não for resolvido, o que foi considerado viável pelo Sr. Carlos Murillo.

Está sendo agendada uma nova reunião para que a Pfizer forneça uma atualização das providências tomadas.

A SBPT se compromete a acompanhar o processo de reabastecimento e informar os sócios sobre o andamento deste assunto.