Fechar

Busca no site:

Florianópolis será palco do maior evento de saúde respiratória do Hemisfério Sul

41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia promete reunir especialistas do Brasil e do mundo para discutir os avanços e desafios da Medicina Respiratória

De 8 a 12 de outubro de 2024, Florianópolis receberá o 41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, o maior e mais importante evento de saúde respiratória do Hemisfério Sul. Realizado simultaneamente ao 17º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória e ao 13º Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia, o evento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) reunirá mais de 2 mil especialistas de todo o mundo, entre médicos, acadêmicos e outros profissionais da saúde. Para chegar no evento, o participante contará com transfer disponibilizado pela SBPT nas rotas oficiais.

Com 300 palestrantes confirmados e 769 trabalhos científicos aprovados, entre pôsteres eletrônicos e apresentações orais, o congresso abordará os principais temas da medicina respiratória contemporânea – como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Função Pulmonar, Infecções Respiratórias, Doença Pulmonar Avançada, Imagem e Tabagismo – atualizando conhecimento e discutindo as melhores práticas clínicas e inovações em desenvolvimento na especialidade.

O evento contará com a participação de renomados especialistas internacionais que irão enriquecer os debates sobre o tratamento e prevenção de doenças respiratórias, fomentando a pesquisa e a troca de experiências entre profissionais do Brasil e do exterior.

No dia 08/10, às 17h, a presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo dará as boas-vindas aos participantes em cerimônia de abertura que contará com apresentações de convidados nacionais e internacionais, incluindo palestra com o ex-voleibolista e treinador de voleibol, Renan Del Zotto. Também haverá a apresentação da banda dos pneumologistas – The Lung Boys – e um coquetel de confraternização.

Além da programação científica, o congresso oferecerá oito cursos pré-congresso, incluindo dois com estações práticas para simulação de cenários reais e um curso intensivo exclusivo para Médicos da Atenção Primária, para aprimorar o manejo de doenças respiratórias comuns.

Segundo Margareth Dalcolmo, a programação do congresso foi elaborada com base nas melhores evidências científicas e, acima de tudo, com um enorme cuidado em atender às necessidades mais urgentes do país no que diz respeito às doenças respiratórias, procedimentos diagnósticos, atualizações terapêuticas e prevenção.

“Pela primeira vez, estamos oferecendo um curso voltado para a atenção primária, focado no diagnóstico oportuno de asma e DPOC para os médicos de família. Isso visa não apenas facilitar esse diagnóstico, mas também celebrar a grande vitória que tivemos com a adoção da terapia tripla destinada aos pacientes com DPOC. Esperamos todos vocês, com o máximo de calor humano, no congresso em Florianópolis”, destacou a presidente da SBPT.

Inovações e Interatividade

Durante o evento, os participantes poderão explorar a área de exposição com estandes atrativos e informativos, espaços instagramáveis para registrar e compartilhar suas experiências no evento – marcando o @pneumosbpt no Instagram – além do painel físico dedicado ao congresso #deixesuamarca em que os participantes poderão escrever sobre suas vivências.

A SBPT também promoverá atividades lúdicas como o PneumoGame, que contará com quizzes e competições interativas sobre diversas temáticas respiratórias com premiações dedicadas, especialmente, aos estudantes de medicina presentes no evento.

Com uma programação robusta e conteúdo de alta qualidade, o congresso também fortalecerá as redes de contato entre os participantes e incentivará a comunicação com a imprensa e o público por meio da rede Wi-Fi disponível no local, patrocinada pela AstraZeneca. 

A saúde respiratória no centro das atenções globais

Em 2020, a saúde respiratória ganhou destaque mundial com a pandemia da COVID-19. Embora tenhamos superado a emergência global causada pela disseminação do SARS-COV-2 com o desenvolvimento de vacinas, outros fatores têm agravado esse cenário, como o aumento da poluição, das queimadas e a retomada de hábitos nocivos como o tabagismo.

No Brasil, cerca de 10% da população ainda faz uso de produtos derivados do tabaco, enquanto o fumo passivo e o crescente uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens, têm gerado novas preocupações.

A poluição atmosférica e as queimadas, agravadas pelas mudanças climáticas, também intensificaram doenças respiratórias, resultando em internações e, até mesmo, mortes prematuras. Esses eventos elevam os níveis de partículas finas e gases tóxicos na atmosfera, prejudicando a qualidade do ar e afetando diretamente a saúde da população.

Todos esses fatores não só aumentam os riscos para doenças crônicas, como DPOC e asma, mas também contribuem para o aumento na incidência de câncer de pulmão, que é a principal causa de mortes por câncer no mundo, responsável por mais de 1,76 milhão de óbitos, anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cabe destacar que a maioria dos fatores de risco são evitáveis. Portanto, a adoção de políticas públicas eficazes, como a redução do uso de tabaco, o controle da poluição e a prevenção de queimadas, podem salvar milhões de vidas ao reduzir a incidência de doenças respiratórias graves.

No 41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, especialistas debaterão estratégias de prevenção e tratamento dessas condições, propondo soluções práticas e baseadas em evidências para melhorar a saúde respiratória e reduzir a incidência de doenças como o câncer de pulmão e a DPOC.

Convite à Imprensa

Diante do exposto, convidamos a imprensa local e nacional a cobrir esse evento que promete ser um marco na saúde respiratória. Será uma oportunidade única de acompanhar as discussões mais recentes sobre o tratamento de doenças pulmonares, a implementação de novas tecnologias e o impacto das pesquisas realizadas por cientistas brasileiros e internacionais.

Para mais informações, credenciamento de imprensa e programação completa, acesse o site oficial do evento ou entre em contato com nossa assessoria.

Serviço

41°Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia

Data: 8 à 12 de outubro

Local: Centro de Convenções de Florianópolis (Centro-Sul) 

Site do evento: https://sbpt.org.br/sbpt2024/