Fechar

Busca no site:

Presidente da SBPT palestra no Rio Innovation Week

Nesta quarta-feira (04/10), a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dra. Margareth Dalcolmo, palestrou sobre Como o Negacionismo Afetou o Controle da Pandemia e o que Aprendemos com Isso, no mais completo evento de inovação e tecnologia da América Latina: o Rio Innovation Week.

A pneumologista, que se tornou embaixadora do movimento nacional pela vacinação, falou no palco Impact for a Change sobre os principais desafios enfrentados pela comunidade científica durante a pandemia, bem como as principais contribuições do Brasil para o mundo, nesse período.

“Saímos na frente com a Coronavac e a AstraZeneca. Mas as vacinas que usam a tecnologia de RNA mensageiro apresentam melhores resultados. A plataforma do RNA mensageiro olha para o futuro. As vacinas do futuro serão – a grande maioria delas – de RNA mensageiro”, destacou a presidente da SBPT ao exaltar mais uma vez a entrega do Nobel de Medicina aos pesquisadores responsáveis por essa plataforma revolucionária que, além de salvar vidas na pandemia, tem potencial para contribuir com a concepção de novas vacinas e medicamentos.

Em seguida, Margareth Dalcolmo conversou com a secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, sobre os aprendizados do período pandêmico no país e o que está sendo feito para combater o persistente negacionismo na ciência.

Durante três dias, o evento contou com 30 conferências simultâneas e cerca de 2 mil palestrantes, reunindo mais de 350 empresas e instituições de pesquisa e público superior a 130 mil pessoas.

Além da presidente da SBPT, também palestraram Graça Machel, ex-primeira-dama da África do Sul e viúva de Nelson Mandela; a cantora Anitta; e o fundador e primeiro CEO da Netflix, Marc Randolph.