Fechar

Busca no site:

Recomendações relacionadas à realização de broncoscopias em vigência da pandemia COVID-19

A SBPT recomenda a suspensão da realização de todas broncoscopias com indicações eletivas por um período inicial de 30 dias.

Essa recomendação poderá ser revista em função da evolução epidemiológica da pandemia. As indicações eletivas incluem massa pulmonar, brônquica, linfadenopatia mediastinal ou hilar, infiltrados pulmonares e estenose leve a moderada das vias aéreas.

Nos casos em que os médicos assistentes acharem imprescindível a realização do exame, devido, por exemplo, à forte suspeita de neoplasia pulmonar ressecável, ou em urgências, tais como hemoptises, retirada de corpo estranho ou estenose de traqueia, deverão ser seguidas as recomendações abaixo listadas.   

Vale salientar que broncoscopia para coleta de material de vias aéreas inferiores não está indicada em pacientes com suspeita diagnóstica ou com diagnóstico confirmado de COVID 19. Este exame só tem indicação em situações extremas como, por exemplo, hemoptise volumosa, ou ainda se existir suspeita de diagnóstico alternativo, onde o exame poderia mudar substancialmente o manejo clínico.

Recomendações Específicas

  • Todos os pacientes que se apresentam para broncoscopia devem ser questionados sobre seu histórico recente de viagens e contatos com possíveis afetados pela virose, antes mesmo de entrar no conjunto de broncoscopia.
  • Todos os pacientes devem ser questionados sobre qualquer febre ou sintomas infecciosos ou respiratórios em andamento antes da broncoscopia. Os procedimentos devem ser adiados, se possível, até que esses sintomas sejam resolvidos. Se os procedimentos não puderem ser adiados, conforme determinado pela indicação clínica, o procedimento deve ser realizado usando as precauções descritas abaixo para broncoscopias na suspeita de infecção por COVID-19.
  • Em comunidades com alta prevalência de infecções por COVID-19, mesmo para broncoscopias em pacientes sem suspeita da virose, devem ser observadas as devidas precauções de isolamento, além de limitar o número de pessoas presentes ao mínimo necessário, seja na sala de broncoscopia ou em sala de cirurgia com pressão negativa.
  • Todo o pessoal deverá usar equipamento de proteção individual (EPI) padrão, que inclui bata, luvas, proteção respiratória e proteção para os olhos.
  • Deve ser dada preferência ao uso de broncoscópio descartável (se disponível) ou a broncoscópio reutilizável, desde que seguidas normas rígidas de desinfecção de alto nível dos equipamentos (https://www.phac-aspc.gc.ca/nois-sinp/guide/endo/pdf/endo-eng.pdf)
  • Se durante a broncoscopia for realizada coleta de amostras de COVID 19, recomenda-se um mínimo de 2 a 3 ml de amostra em um recipiente estéril e à prova de vazamentos.
  • Alertar a equipe do laboratório sobre o processamento e teste de amostras COVID-19.

 

Departamento de Endoscopia Respiratória da SBPT.

Diretoria da SBPT, biênio 2019-2020.