A SBPT

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é uma Associação médica sem fins lucrativos, de caráter científico, cultural e representativo, fundada em 1937.

A SBPT é a associação representativa dos especialistas na área das doenças respiratórias, incluindo os pneumologistas e os cirurgiões torácicos, endoscopistas respiratórios e pneumopediatras, representados pelos seus Departamentos.

Suas metas são a difusão do conhecimento sobre as diversas enfermidades do aparelho respiratório, a atualização sobre a especialidade, e a defesa profissional dos seus associados tendo como objetivo a melhora da saúde da nossa população.

Várias e diversas são as ferramentas utilizadas pela SBPT:

  • Jornal Brasileiro de Pneumologia – periodicidade bimestral, é o principal órgão de divulgação científica da pneumologia brasileira.
  • Programa de Educação Continuada (PEC) – esse é um programa de atualização oferecido pela SBPT e que leva informações, atualização e discussão dos diferentes temas da especialidade àqueles locais com carência de atividades científicas regulares.
  • Cursos de Espirometria (Básico e Avançado) e de Imagem – são cursos de de atualização oferecidos pela SBPT e realizados em diferentes cidades do nosso país.
  • Curso Nacional de Atualização em Pneumologia – alternando a cada ano entre Rio e São Paulo é um curso já tradicional e cada ano que passa a procura por ele é maior.
  • Infecções Respiratórias, Doença Intersticial Pulmonar – são cursos regulares de atualização, específica de cada área, realizado a cada dois anos.
  • Congresso Brasileiro de Pneumologia – é a atividade científica de maior densidade e de maior importância da SBPT. Realiza-se a cada dois anos, nos anos pares, com extensa atividade científica e grande participação de convidados internacionais.
  • Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo – também realizados a cada dois anos, nos anos ímpares.

Todas essas atividades científicas contam pontos para a Revalidação do Título de Especialista.

A Diretoria da SBPT é eleita a cada dois anos, durante o Congresso Brasileiro, através de eleição realizada durante a Assembleia Geral. Atualmente conta com aproximadamente 3.000 associados, atuantes em todos os Estados e Territórios do país. Existem 23 Sociedades Regionais da especialidade afiliadas a SBPT.

A SBPT desenvolve atualmente diversos projetos em parceria com o Ministério da Saúde, com a AMB e CFM e também com as diferentes sociedades estrangeiras da especialidade: ALAT, ATS, ERS, ACCP, APRS, SPP e SEPAR.