{"id":28177,"date":"2023-09-21T11:46:22","date_gmt":"2023-09-21T11:46:22","guid":{"rendered":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/?p=28177"},"modified":"2023-09-26T15:45:18","modified_gmt":"2023-09-26T15:45:18","slug":"cfm-divulga-manual-de-publicidade-medica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/cfm-divulga-manual-de-publicidade-medica\/","title":{"rendered":"Nova resolu\u00e7\u00e3o do CFM atualiza regras de publicidade m\u00e9dica"},"content":{"rendered":"\n

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as regras para a publicidade m\u00e9dica permitindo que os m\u00e9dicos divulguem seus trabalhos nas redes sociais, fa\u00e7am publicidade de equipamentos dispon\u00edveis nos locais de trabalho e utilizem imagens de pacientes de forma educativa. A Resolu\u00e7\u00e3o\u00a0CFM n\u00ba 2.336\/2023, ainda autoriza a divulga\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os de consultas e a realiza\u00e7\u00e3o de campanhas promocionais.\u00a0<\/span><\/p>\n

Mas, h\u00e1 tamb\u00e9m v\u00e1rias proibi\u00e7\u00f5es, como n\u00e3o divulgar tratamento de sistemas org\u00e2nicos espec\u00edficos, n\u00e3o fazer propaganda enganosa e n\u00e3o manter consult\u00f3rio em estabelecimentos de ramos farmac\u00eauticos, \u00f3pticos, entre outros.<\/span><\/p>\n

Para auxiliar na compreens\u00e3o do tema, a entidade editou um manual ainda em 2011, referente \u00e0 Resolu\u00e7\u00e3o de N\u00ba 1.974\/11, com explica\u00e7\u00f5es mais detalhadas sobre os documentos que devem observar os crit\u00e9rios explicitados na norma, modelos de an\u00fancios, e at\u00e9 uma lista de 32 perguntas e respostas baseadas nas d\u00favidas mais frequentes relacionadas ao tema.<\/span><\/p>\n

Com a nova resolu\u00e7\u00e3o publicada, o manual tamb\u00e9m dever\u00e1 atualizado, no entanto poder\u00e1 servir de apoio pois muitas orienta\u00e7\u00f5es permaneceram.<\/p>\n

De acordo com o conselho, a atualiza\u00e7\u00e3o das regras foi motivada pela exist\u00eancia de lacunas no controle da divulga\u00e7\u00e3o de assuntos m\u00e9dicos, objetivando, principalmente, ajustar alguns itens \u00e0 contemporaneidade. Outra preocupa\u00e7\u00e3o foi a de tornar clara a forma de como aplicar os fundamentos da norma, retirando o car\u00e1ter subjetivo do apenas escrito.\u00a0<\/span><\/p>\n

Em suma, a resolu\u00e7\u00e3o busca equilibrar o direito dos m\u00e9dicos de divulgar seus servi\u00e7os com a \u00e9tica m\u00e9dica, promovendo a transpar\u00eancia e a responsabilidade na publicidade m\u00e9dica.<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/p>\n

Clique aqui para acessar o Manual<\/b><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as regras para a publicidade m\u00e9dica, permitindo que os m\u00e9dicos divulguem seus trabalhos nas redes sociais, fa\u00e7am publicidade de equipamentos dispon\u00edveis nos locais de trabalho e utilizem imagens de pacientes de forma educativa. Mas h\u00e1 tamb\u00e9m v\u00e1rias proibi\u00e7\u00f5es. Para auxiliar na compreens\u00e3o do tema, a entidade organizou um manual baseado nas d\u00favidas mais frequentes sobre esse tema.<\/p>\n","protected":false},"author":11,"featured_media":27817,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"ngg_post_thumbnail":0,"footnotes":""},"categories":[37],"tags":[],"acf":[],"publishpress_future_action":{"enabled":false,"date":"2025-08-27 21:56:45","action":"change-status","newStatus":"draft","terms":[],"taxonomy":"category"},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28177"}],"collection":[{"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/users\/11"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=28177"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28177\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":28209,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/28177\/revisions\/28209"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/media\/27817"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=28177"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=28177"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/sbpt.org.br\/portal\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=28177"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}