Fechar

Busca no site:

Câncer de Pulmão, segundo mais comum entre os homens, pode ser evitado com melhores hábitos de vida

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de traqueia, brônquio e pulmão tem incidência de 8,7% entre a população masculina, atrás apenas do câncer de próstata (31,7%).

Entretanto, em pesquisa realizada pela USP e Universidade de Harvard e publicada na revista Cancer Epidemiology, constatou-se que os hábitos saudáveis de vida podem evitar cerca de 20 tipos de câncer.

Portanto, é cientificamente comprovado que o tabagismo, o consumo de álcool, a alimentação e a prática de atividade física estão diretamente relacionados à prevenção do câncer.

O coordenador da Comissão Científica de Câncer de Pulmão da SBPT, Dr. Gustavo Prado, falou sobre o assunto ao jornal Estadão.

Na entrevista, ele lembrou que entre 75% e 85% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Outro fator de risco é a exposição à poluição ambiental e a agentes poluentes associados ao trabalho.

Os processos de queima da cana-de-açúcar, extração de minérios e instalação de telhas de amianto, por exemplo, oferecem riscos de inalação de partículas cancerígenas.

Quanto à alimentação, o Dr. Prado recomendou incluir produtos de origem vegetal e evitar os ultraprocessados  produzidos a partir de proteínas animais.


Referência

Ludimila Honorato. Conheça os tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres. Emais, Jornal Estadão. 8 de abril de 2019.