Fechar

Busca no site:

Apresentação

Com o principal objetivo de disseminar nacionalmente o conhecimento sobre o câncer de pulmão, nossa comissão conta com pneumologistas de diversas áreas do Brasil, contribuindo para a representatividade do território nacional na capilaridade das informações e projetos propostos.

Todos os envolvidos estão imbuídos da missão de contribuir para a disseminação da educação médica, a colaboração interinstitucional e o diálogo transdisciplinar sobre o câncer de pulmão.

Acreditamos que o pneumologista é uma peça-chave no cuidado do paciente com câncer de pulmão, desde o reconhecimento dos sintomas, diagnóstico, até durante o tratamento oncológico, permeando, assim, todas as etapas da cadeia da assistência.

Dessa forma, entre as propostas da comissão está a organização de Jornadas Científicas, que acompanharão os caminhos do paciente com câncer.

Iniciaremos as ações com a Jornada sobre “Câncer de Pulmão para o Clínico Geral” para dar subsídios aos médicos generalistas e aumentar as percepções sobre a doença, auxiliando no processo do diagnóstico precoce.

Em outro momento, abordaremos “o papel do pneumologista na jornada do paciente com câncer”, com a proposta de instrumentalizar o pneumologista para o protagonismo do cuidado, desde o diagnóstico, até outras etapas da cadeia de assistência, incluindo avaliação pré-operatória e toxicidade medicamentosa.

Outro evento, “Câncer de pulmão precoce e localmente avançado”, será destinado a reunir times multidisciplinares compostos por pneumologistas, cirurgiões torácicos oncologistas e radio-oncologistas para discutir conceitos como operabilidade, ressecabilidade, neoadjuvância e adjuvância no tratamento dos pacientes operados e multimodalidade no tratamento dos tumores irressecáveis.

Com tudo isso, acreditamos na divulgação da especialidade e fortalecimento da importância do pneumologista no cuidado do paciente oncológico.