Informações Gerais

Curso em Medicina do Sono da SBPT

Os distúrbios do sono são patologias prevalentes na população pediátrica e adulta. A Medicina do Sono é uma área de atuação do Pneumologista recentemente reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). A SBPT entende que a atuação do Pneumologista na área de Medicina do Sono é estratégica e uma oportunidade para o pneumologista de melhorar o cuidado de seu paciente. Para promover o conhecimento em Medicina do Sono entre os pneumologistas, a SBPT promoverá pela primeira vez o curso de capacitação em Medicina do Sono.

Público alvo: Médicos sócios ativos e remidos da SBPT.

Objetivos do curso: O principal objetivo do curso é capacitar o Pneumologista a reconhecer, diagnosticar e tratar os distúrbios respiratórios do sono através de atividades teóricas e práticas. Além de conteúdo aprofundado em distúrbios respiratórios do sono, serão abordadas as demais patologias prevalentes em Medicina do Sono para que o Pneumologista tenha um conhecimento sólido e aprofundado. O curso permitirá ao pneumologista reconhecer os distúrbios do sono e a indicar, laudar e interpretar a monitorização respiratória ambulatorial (dispositivos portáteis com sensores respiratórios para o diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono). Capacitará ainda o manejo dos dispositivo de pressão positiva. Também será abordado no curso a polissonografia completa nos seus aspectos técnicos, sua indicação e realização. Durante as atividades práticas, os alunos terão treinamento para leitura do registro polissonográfico. O curso não fornecerá carga horária teórico-prática suficiente para inscrição no concurso para obtenção do título de especialista da área de atuação em Medicina do Sono, mas poderá ser usado como parte dos seus pré-requisitos.

Avaliação: Prova teórica ao término de cada aula e de cada módulo (plataforma EAD). A aprovação em cada aula e em cada módulo (70% de acerto) será requisito indispensável para a evolução aos módulos seguintes.

Prova teórico-prática: Ao final do curso

Aprovação: Nota 7 ou mais na prova final e frequência mínima nas atividades práticas de final de semana de 70%.

Carga horária: 250 horas

Duração do curso: 1 ano

Aulas teóricas: 40 hs (10 módulos)

Aulas práticas finais semana : 72 hs (6 módulos – PRESENCIAIS)

Leitura de 50 exames à distância (20 polissonografias e 30 poligrafias): 138 hs

Vagas: 50

Métodos:

Aulas teóricas – em formato gravado (slides), via sistema EAD – SBPT (Ensino a Distância), com acesso pelo site da SBPT.

Atividades práticas – aulas presenciais em locais e horários já definidos.

Corpo docente: médicos especialistas em Medicina do Sono pela AMB.