Homenagem da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia ao Prof. Antonio Carlos M. Lemos.

Autoridades presentes, senhoras e senhores, prezado colega Antônio Carlos Lemos,

É com muita honra que farei este discurso em meu nome e, também, do presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Dr. Fernando Lundgren e toda diretoria.

A SBPT é resultado da dedicação e muito trabalho de todas as suas diretorias e associados. Cada grupo contribuiu para formação da Sociedade forte e respeitada hoje existente.

O homenageado de hoje, Dr. Lemos, foi presidente da SBPT na gestão do biênio 2006-2008.

Um dos mais importantes marcos de sua gestão SBPT foi o acordo com o Ministério da Saúde com o objetivo de traçar ações conjuntas de prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação e investigação científica sobre doenças respiratórias. Este acordo foi fruto de planejamento que incluiu trabalho de aproximação com as lideranças do Ministério e resultou em maior inserção da sociedade na mídia e reforçou o prestígio da SBPT junto à entidade máxima em saúde do Brasil. Foi um marco no relacionamento entre as entidades médicas e o Ministério da Saúde.

Foram também estabelecidas parcerias que possibilitaram a inserção mais intensa da SBPT nas diferentes mídias em todo pais difundindo entre a população civil informações sobres as doenças respiratórias o que reforçou a importância dos especialistas em pneumologia frente a população.

Além disso, foram implementadas mudanças no gerenciamento dos congressos da especialidade, criado o Fundo de Incentivo à Pesquisa da SBPT para fomentar as atividades científicas em pneumologia e reformulado integralmente o site da SBPT, que, na época, se tornou o maior portal sobre doenças respiratórias do hemisfério sul. A preocupação com o ensino foi outra marca, com a realização do I Curso de Graduação em Pneumologia e do I Fórum de Ensino para pós graduandos em medicina, o primeiro realizado por uma sociedade médica no Brasil. Atividades que estão sendo retomadas devido à sua relevância para o crescimento da especialidade.

A publicação do Jornal Brasileiro de Pneumologia, que tem impacto internacional, passou a ser mensal durante sua gestão.

Importante ressaltar que tudo foi realizado por meio de uma administração responsável obtendo resultado financeiro favorável para a sociedade.

A SBPT agradece ao Dr. Lemos sua dedicação, comprometimento e realizações e o cumprimenta por esta merecida homenagem.

Muito obrigada.

Professora Irma Godoy
Diretora de Ensino da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia