Mensagem da diretoria

 

Os preparativos para os XII Congresso Brasileiro de Asma VII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo XVIII Congresso Norte Nordeste de Pneumologia e Tisiologia que ocorrerem na bela e acolhedora João Pessoa, PB, entre 14 e 16 de agosto de 2019 já estão bem adiantados.

O evento ocorrerá no excelente e novo Centro de Convenções da cidade, no qual teremos atividades contínuas, desde cursos intensivos com bastante atividades práticas, várias formas inovadoras de apresentações de nossos temas clássicos, simpósios satélites patrocinados pelos nossos apoiadores em horários estrategicamente escolhidos para o melhor aproveitamento dos congressistas.

Inúmeras novidades estarão sendo introduzidas na programação, especialmente no modo como os palestrantes irão apresentar seus conteúdos.

Assim, teremos sessões curtas tipo TED-TALK, em que o palestrante interage e provoca a plateia, sem utilizar o palco, púlpito nem mesmo diapositivos. Os temas escolhidos para esta atividade serão por si só desafiadores, sejam dentro da Pneumologia, da Medicina Geral, sejam fora de nossa área, como burn-out médico, saúde do profissional de saúde, aposentadoria, altas taxas de suicídio entre nossos jovens profissionais, noções de terminalidade.

As atividades tradicionais, como Ano em Revisão, serão baseadas em casos clínicos apresentados por um residente em Pneumologia ao início da sessão. Pretende-se, com essa estratégia, que os artigos revisados não sejam tipo “colcha de retalhos”, mas indiquem novidades publicadas entre agosto 2017 a agosto de 2019 dirigidas ao caso índice. A mesma metodologia será usada nas Conversas Cruzadas. Como vocês podem avaliar, os palestrantes terão um trabalho extra ao apresentar para a plateia suas posições sob este direcionamento.

Além da atualização em Asma, DPOC e Tabagismo, os congressistas terão oportunidade de revisarem outros conteúdos, como Infecção, Pneumopediatria, Doenças Intersticiais, Fibrose Cística e Câncer de Pulmão entre outros na sala Norte-Nordeste, por palestrantes regionais em conjunto com nossas estrelas nacionais com os novos talentos que estão surgindo na Pneumologia.

Haverá um olhar especial para os alunos dos cursos de graduação de todas as áreas da saúde. Também para outros profissionais sem os quais nossos doentes não estariam completamente assistidos, como enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionista,s entre outros.

Temos consciência que ir ao Nordeste e não relaxar nas praias de mar quente e brisa fresca é no mínimo frustante. Desse modo, organizamos as atividades relacionadas aos congressos para quarta, quinta e sexta-feira, para que tenhamos o sábado e o domingo livres para recuperarmos as energias antes de voltarmos às nossas atividades rotineiras.

Desse modo, esperamos vocês de braços abertos e felizes por poder proporcionar um excelente momento de atualização em um ambiente muito especial que só a Paraíba pode oferecer.

 

Diretoria SBPT

Compartilhar com