31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco.

MANIFESTO DA SBPT AOS SEUS ASSOCIADOS

Dia Mundial sem Tabaco (31/Maio)

A SBPT recomenda que os Pneumologistas atuem focadamente nos seus locais de influência para que na semana que antecede o dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco, seus pacientes, demais contatos, e a população em geral, sejam estimulados a refletir sobre o problema do Tabagismo.

Informações e todo tipo de intervenção, diretamente com as pessoas ou através da mídia, mesmo que sejam breves, poderão ser muito importantes para melhorar a Saúde.

Todos sabem dos problemas causados pelo Tabaco (o produto) e pelo Tabagismo (a doença), e também que precisamos avançar muito mais para seu controle.

Aproveitem para dizer em alto brado um SIM à VIDA neste dia 31 de Maio, Dia Mundial sem Tabaco. Intercedam junto aos políticos do seu contato para que a Lei Federal 12.546, em vigor desde Dezembro/2014, seja fiscalizada pelos setores de Vigilância Sanitária e outros responsáveis, e seja bem entendida e também fiscalizada pela população. Atualmente, segundo a OMS, a medida mais consistente para controlar o tabagismo são as denominadas Leis Antifumo.

Divulguem que os Pneumologistas estarão sempre à disposição para ajudar com seu trabalho e dedicação, pois o Tabagismo é uma doença que pode e deve ser tratada. E o Pneumologista é o especialista mais preparado para isso.

Para o Dia Mundial Sem Tabaco de 2016, a OMS apela a todos os países para que se prepararem para adotar embalagens padronizadas de produtos do tabaco. Isso significa instituir regulamentações que restrinjam ou proíbam o uso de logotipos, cores, imagens de marca ou informações promocionais em maços e embalagens de produtos de tabaco.

Segundo a OMS, essa é uma importante medida de redução da demanda, que diminui a atratividade dos produtos do tabaco, restringe o uso de embalagens como uma forma de publicidade e promoção, e aumenta a eficácia das advertências sanitárias.

Vários países estão aprimorando suas leis para implementar as embalagens padronizadas. Em dezembro de 2012, a Austrália tornou-se o primeiro país a exigir essa medida. Em 2015, Irlanda, Reino Unido e França aprovaram leis que obrigam a indústria do tabaco a produzir embalagens padronizadas a partir de maio de 2016.

A OMS conclama gestores públicos, legisladores, sociedade civil e a população para mobilizar seus governos.

No Brasil, está tramitando no Senado o PL (Projeto de Lei) 769/2015, que altera/amplia lei antifumo já em vigor (12.546/2011), a saber, (1) proíbe propaganda de cigarros e demais produtos fumígenos em pontos de venda e outros espaços, (2) proíbe uso de aditivos para mascarar e conferir sabor e aroma agradáveis a produtos com tabaco, (3) estabelece embalagens padronizadas para cigarros, (4) configura como infração de trânsito o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de dezoito anos. A SBPT tem dado todo seu apoio a este PL, juntamente, com a ACT e outras instituições da rede para controle do tabagismo.

Desafios mais recentes como o cigarro eletrônico e o narguilé também precisam ser enfocados junto à população, pois estão chegando para ocupar o espaço dos cigarros tradicionais, mesmo também tendo muitos riscos para a saúde, e nenhum respaldo de pesquisa de segurança.

Se você colega precisar de informações não deixe de falar conosco. Contate com a Secretaria da SBPT.

Pneumologista, assuma amplamente seu papel de defensor da Saúde e da Vida.
Diga NÃO AO TABAGISMO! Converse com políticos da sua região.
Atue na mídia. Os pulmões agradecerão.

E não deixe de nos informar o que você fará (ou fez, se for notícia pós-evento) no seu espaço de atuação, nesta data. Isto precisa ser divulgado!

COMISSÃO DE TABAGISMO DA SBPT
DIRETORIA DA SBPT
Maio/2016