Mensagem

Curso de Medicina do Sono da SBPT

A Medicina do Sono se dedica a estudar as mais de 80 alterações no organismo do indivíduo quando ele adormece. Quando se trata de distúrbios respiratórios do sono, a Pneumologia é a especialidade mais diretamente envolvida, reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) como área relacionada à Medicina do Sono.

O Departamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono da SBPT investe na formação de profissionais por meio do Curso de Medicina do Sono. Em 2019, chegamos à 3ª edição desta capacitação, coordenada anualmente pelos professores Dr. Pedro Genta e Dra. Sônia Togeiro Moura.

A cada ano, 60 alunos têm a oportunidade de cursar 10 módulos teóricos a distância e 6 módulos práticos no Centro de Treinamento da SBPT, em Brasília. Os tópicos teóricos abrangem os principais aspectos da Medicina do Sono, com ênfase nos distúrbios respiratórios. Os módulos práticos incluem estagiamento e laudos da polissonografia, poligrafia, teste das múltiplas latências do sono, manejo de dispositivo de pressão positiva e discussão de casos clínicos para revisão de conceitos.

A atuação do pneumologista em Medicina do Sono é estratégica para promover mais qualidade de vida para o paciente e prevenir doenças graves decorrentes dos distúrbios respiratórios do sono. O curso em Medicina do Sono da SBPT é uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar e agregar mais um diferencial a serviço de seus pacientes.